PRADA MARFA

il_570xN.416058200_8hty

Vemos esta imagem um pouco por todo o lado mas será que sabemos realmente o que significa?!

“Prada Marfa” consiste numa instalação de arte permanente, criada por Michael Elmgreen e Imgar Dragset, situada perto de Marfa, uma cidade do Texas. Inaugurada em 2005,  esta “loja” da Prada não passa de um cenário, construído com tijolos de barro, painéis de MDF, gesso e alumínio. A porta não abre e as montras expõem sapatos e malas originais da Prada, mas com pequenas alterações – as malas não têm fundo e escondem um pequeno alarme, que é ativado ao mínimo movimento! Estas precauções foram tomadas após a instalação ter sido vandalizada logo após a inauguração e terem sido roubadas todas as peças que Miuccia Prada tinha selecionado para fazerem parte da exposição.

prada-marfa-111

De acordo com os artistas, Prada Marfa pretende afirmar-se como um “Pop Architectural Land Art Project”, ao estabelecer um enorme contraste entre o objeto em si e a paisagem que o rodeia. É uma peça provocativa e irreverente, que pretende criticar o consumo desenfreado das marcas de luxo e a gentrificação que se tem vindo a sentir em todo o mundo. Curiosamente, acabou por se tornar um símbolo do luxo e do poder material… o que vai completamente contra tudo aquilo que os artistas tinham idealizado!

O poster acima tornou-se ainda mais célebre quando foi inserido na decoração da casa de Lilly Bass, uma das personagens da famosa série Gossip Girl. De repente, todas as it-girls, bloggers e afins tinham o mesmo poster em suas casas. Tornou-se viral e praticamente obrigatório para todos os que gostavam de moda! A instalação ganhou assim todo um outro signficado, passando a ser um ícone deste mundo!

prada-2

prada1

No Comments

Post a Comment