AGA

A primeira vez que vi um fogão AGA foi há cerca de 4 anos atrás, quando estava a folhear uma revista de decoração americana. Até à altura nunca tinha ouvido falar desta marca… e confesso que durante muito tempo não voltei a ouvir! Não é uma marca muito conhecida aqui em Portugal e que eu saiba não temos nenhum representante oficial. Recentemente voltei a ver um AGA no programa de televisão Million Dollar Decorators, num episódio em que a Kathryn Ireland decorou uma cozinha para um evento de decoração. Lembram-se? Coitada da Kathyrn, gastou uma pequena fortuna no fogão e nem sequer aparece nas fotografias!! 

07-11-13-aga-total-control-1

Mas então o que é um AGA?

A AGA é uma marca britânica, fundada em 1922 por Gustaf Dalén, vencedor de um prémio Nobel de Física. A marca distingiu-se por ser a primeira a disponibilizar um fogão capaz de cozinhar através do armazenamento de calor e desde então tem sido uma peça de culto para todos os amantes da cozinha! No seu interior podemos encontrar um núcleo de ferro fundido, que depois de aquecido, distribui o calor uniformemente pelos seus diferentes fornos/placas. Isto faz com que o processo de cozedura seja muito mais delicado, ao mesmo tempo que preserva o verdadeiro sabor e os nutrientes dos alimentos. Não existe chama direta em contacto com tachos, apenas calor!

Em termos de funcionamento, existem vários modelos. O mais comum tem 2 hotplates no topo (como se fosse uma placa elétrica) e na parte debaixo tem 3 fornos, cada um com uma função diferente – Baking ( para bolos, bolachas, etc..)  Roasting  ( para os assados e grelhados) e Simmering ( para pratos que demoram o seu tempo a apurar, cozinhados lentos).

aga-2

Esteticamente, os fornos da AGA têm um aspeto bruto e quase industrial. Muitos dirão que tem um estilo demasiado retro e que só fica bem em cozinhas do mesmo estilo. Bem, eu acho que estas imagens são capazes de vos fazer mudar de ideias. Como vão poder ver, os AGA adaptam-se bem em qualquer tipo de cozinha, só precisam mesmo é de ter espaço… e dinheiro! Como devem imaginar, uma maravilha destas não é barata, mas quando se quer apostar em qualidade raramente sai barato, certo? Não sei os preços ao certo, mas sei que são coisinhas para custar acima de 7000 euros!! 😛

aga3

aga1    aga5

aga4

Mais info, AQUI.

No Comments

Post a Comment